segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Primeiro casamento fay legalizado é celebrado na Argentina

O arquiteto José Luis David Navarro, de 54 anos, e o funcionário público aposentado Miguel Angel Calefato, de 65 se tornaram o priomeiro casal gay a celebrar uma união civil sobre o amparo da lei aprovada pelo senado argentino, uma legislação pioneira em nível nacional na América Latina. A cerimônia foi celebrada nesta sexta-feira na cidade de Frías, na província de Santiago del Estero, onde os dois vivem há seis anos.

"Estamos juntos há 27 anos. Isto para nós é quase um protocolo, mas foi uma grande conquista a aprovação da lei", disse Navarro à televisão. Navarro disse que, ao contrário dos casais gays que , recentemente, iniciaram uma verdadeira corrida para agendar a cerimônia e se tornarem os primeiros a se casar através da nova lei, ele e o namorado já estavam com o casório marcado.

Pouco depois, também na manhã desta sexta-feira, o ator Ernesto Rodríguez Larrese, de 60 anos e o representante de artistas Alejandro Vanelli, de 61, se casaram em um cartório de registro civil de Buenos Aires após 34 anos de convivência.

A nova legislação reforma o Código Civil Argentino, mudando o termo "marido e mulher" pela expressão "contraentes". Além disso, iguala os direitos dos casais homossexuais aos dos heterossexuais, incluindo os direitos de adoção, herança e benefícios sociais.
(Fonte: G Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário