segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Chuva não apaga brilho da ´Parada´

A 5ª Parada do Orgulho LGBTTS (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Simpatizantes) de Jundiaí e Região, realizada na tarde de ontem, na avenida União dos Ferroviários, foi um misto de conscientização política, solidariedade e, principalmente, liberdade de expressão. Mesmo com a chuva, milhares de pessoas compareceram ao evento.

De acordo com um dos organizadores da Parada, Rodrigo Alex, este ano as novidades foram a arrecadação de alimentos -- que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade --, e a parceria com a Secretaria de Saúde, por meio do Projeto Arco-Iris, que distribui preservativos. "Temos que mostrar que os homossexuais estão também preocupados com os problemas da comunidade. Conseguimos 300 quilos de alimentos."

O tema foi "Homofobia mata, o seu voto vale a vida: vote consciente". Segundo o organizador, o tema foi escolhido para lembrar que os homossexuais devem dar prioridade aos candidatos que apoiam a causa gay. Até o trio elétrico se transformou em palanque. Muitos candidatos a deputado estadual e federal falaram sobre seu plano de governo. Entre os presentes estava o ex-sargento do Exército Brasileiro, Fernando Alcantâra. que foi expulso do Exército quando assumiu a homossexualidade.


Festa e liberdade - Política ou não, a parada é sempre lembrada pela alegria, descontração e pela forma como os participantes se mostram. Cores, brilhos e muita criatividade tomaram conta da avenida União dos Ferroviários e o que não faltou durante os dois quilômetros de percurso foi disposição para caminhar e acompanhar o som dos DJs.

A animadora oficial da festa, a drag Umbelina M.M., não poupa voz para alegrar os presentes. "Percebo que a cada ano mais pessoas comparecem ao evento e não só aqueles que gostam ou são homossexuais, mas também aqueles que o respeitam." Vestida toda de rosa, inclusive a sombrinha, a drag Karol Della Lastra, fez três trocas de roupas. "Hoje (ontem) vou trocar três vezes porque adoro roupas." Também participaram da parada pessoas vindas de várias cidades da Região e até de outros Estados, como Minas Gerais.

(Fonte: Jornal de Jundiaí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário