quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Seis amigos, seis blogueiros e 30 ideias para ajudar a causa LGBT do seu jeito

por Valmir Costa

O advogado e blogueiro Thiago Magalhães


Sim, tem gay que só sabe falar mal e reclamar de certas atitudes da chamada “Cultura Gay”. No entanto, pouco ou nada faz para mudar esse cenário. Muitas vezes, esse tipo de postura do próprio meio LGBT é a reprodução velada de discriminação de um mundo homofóbico.
Pensando nisso, o advogado e blogueiro Thiago Magalhães, 31, reuniu um grupo de amigos, também blogueiros, para elaborar o manual 30 Ideias para Ajudar a Causa LGBT do seu Jeito. Além de Thiago, o grupo é composto por Gustavo Miranda, Isadora, Cristiano Lins, Daniel e BHY.
Segundo o grupo, gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais sonham com uma sociedade mais justa e inclusiva, em que preconceito e homofobia sejam coisas do passado e direitos básicos estejam ao alcance de todos.
No entanto, muitos culpam “os outros” pelos problemas, sem enxergar que também fazem parte das soluções. O blog 30 Ideias para Ajudar a Causa LGBT do seu Jeito considera a individualidade do LGBT. Logo, coloca a responsabilidade de cada um para ajudar a mudar essa cena. Assim, as coisas não ficam tão pasteurizadas com um senso-comum diante das questões que permeiam a aquisição dos direitos homossexuais.
As 30 ideias são divididas em cinco tópicos: “Assuma-se: autoestima, orgulho, aceitação”; “Defenda-se: consumo, preconceito, justiça”; “Oriente-se: informação e política”; “Engaje-se: participação social e voluntariado” e “Cuide-se: sexo, drogas e outras travessuras”. Na parte “Assuma-se”, por exemplo, o blog diz que “a sua orientação sexual não vale menos do que as demais, nem é motivo de vergonha”.
Atitude – Mostra também o fato da pessoa assumir publicamente a sexualidade, ou não. “Sair do armário pode ter um custo na vida pessoal que deve ser avaliado. Mas também pode trazer benefícios.” Entre outros assuntos, dá dicas de como agir no sentido homoafetivo em lugares públicos: “Não tenha medo de andar de mãos dadas, beijar e fazer as mesmas carícias que outros casais podem trocar em locais públicos”. Outras atitudes para mudança de pensamento também dizem respeito às piadas com gays. No entanto, tudo sem radicalismos, como a vida deveria ser para se tornar melhor.
É igualmente sem puritanismo quando trata da parte do uso de drogas e sexo. “Sexo seguro é uma opção pessoal, cuja responsabilidade é de cada um”, diz. Na pergunta “Foi flagrado fazendo pegação em um parque, banheiro ou qualquer outro lugar público?”, o que poderia ter uma dica moralizante, não é. Trata-se apenas de informar que se trata de um delito, mas que, apesar disso, quem o cometer tem seus direitos, que devem ser respeitados de acordo com a lei.
Trinta ideias parece ser muito, mas se cada um adotar apenas uma delas, já é o primeiro passo para mudanças significativas. Como diz o próprio grupo, não precisa seguir ou concordar com todas elas. “A ideia é que cada um absorva aquilo que estiver mais próximo de sua realidade.

Clique aqui e veja as
30 Ideias para Ajudar a Causa LGBT do seu Jeito

(Fonte: www.mundomais.com.br)

Um comentário:

  1. Parabéns pelo belo trabalho, o Blogger [e muito bem feito, com informativo perfeito, estou indicando a todos os meus amigos.

    ResponderExcluir