Várzea Paulista é a primeira cidade da região de Jundiaí a oferecer testes rápidos de diagnóstico de HIV. A partir do último mês de julho, uma equipe capacitada oferece a nova tecnologia no Centro de Testagem e Aconselhamento da cidade.
Os resultados saem em aproximadamente 15 minutos. Os exames integram o programa Fique Sabendo, do governo federal, que tem o intuito de incentivar a população ao teste de Aids e enfatizar a importância da realização do exame.
“Mas, o teste de Aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento”, orienta a enfermeira responsável pelo CTA de Várzea, Maria Heloísa Gebram.
Os usuários não precisam se identificar para fazer o teste. Ao receberem o resultado, os pacientes passam por um processo de aconselhamento, feito de forma cuidadosa, com o objetivo de facilitar a interpretação do resultado pelo paciente.
“Damos suporte psicológico, encaminhamento e trabalhamos o muito a educação para prevenção”, afirma a aconselhadora do CTA, Juliana Hashiguchi.
Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da Aids. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua sorologia. Do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia.
Como funciona
Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem. Para chegar ao resultado, o profissional segue um fluxo determinado cientificamente. Trata-se de tecnologia brasileira produzida no Laboratório Biomanguinhos (RJ) e pela Universidade do Espírito Santo.
Onde fazer
O serviço é das 8h às 17h, no CTA de Várzea Paulista, de segunda a sexta-feira. O endereço é praça Castro Alves, sem número, na Vila São José.
(Fonte: www.bomdiarede.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário