Há 10 anos o site MixBrasil elege as 24 pessoas _gays, lésbicas, trans ou simpatizantes_ que mais se destacaram no ano. Em 2009 foi a vez de homossexuais assumidos chegarem ao poder, políticos, jornalistas e artistas famosos mundialmente defenderem abertamente a causa. Religiosos e estilistas também fazem parte da lista que tem 14 brasileiros, 4 europeus e 6 americanos. Confira a seguir:
Jóhanna Sigurðardóttir
A Islândia foi o país que mais sofreu com a crise financeira mundial. Em pleno processo de falência o país brindou o mundo com boas novas: em fevereiro deste ano foi nomeada não apenas a primeira mulher a chefiar seu país, mas a primeira chefe de governo assumidamente lésbica da História. Jóhanna, que é mãe de dois filhos de um casamento prévio, é atualmente casada com a jornalista Jónína Leósdóttir.
Guido Westerwelle
Casado com o empresário Michael Mronz e secretário-geral do partido conservador FDP, em outubro deste ano foi nomeado Ministro das Relações Exteriores e Vice Chanceler, tornando-se a segunda pessoa mais poderosa da Alemanha no governo de Angela Merkel.
Francisco Maroto
O prefeito de Campillo de Ranas tornou-se conhecido em toda Espanha por promover casamentos entre casais do mesmo sexo e colocar a minúscula cidade no mapa mundi gls. Maroto foi tema de um documentário sobre seu trabalho e esteve em São Paulo apresentando-o no Festival MixBrasil de Cinema.
Carlos Minc
Desde os tempos de deputado o ministro do Meio Ambiente sempre foi um grande defensor da causa lgbt, tendo inclusive participado da Frente Parlamentar LGBT. Esse ano mais uma vez participou da Parada Gay do Rio e foi acusado de "veado e fumador de maconha" pelo homofóbico governador do Mato Grosso André Pucinelli que ainda o ameaçou de estupro.
Sergio Cabral e José Serra
Os governadores do Rio e São Paulo deram apoio á causa lgbt criando órgãos estaduais de apoio aos diretos humanos e civis da população homo e trans. E esse ano reforçaram posição marcando presença nas Paradas Gays das capitais de seus estados.
Rachel Maddow
As opiniões sobre política nacional e internacional que emite em seus programas de rádio e na tevê são extremamente respeitadas em toda mídia americana. Extremamente perspicaz a jornalista americana, lésbica assumida que vive com a parceira Susan Mikula, foi eleita uma das mais influentes jornalistas dos EUA.
Lilly Allen
Em passagem de sua turnê pelo Brasil, a linda inglesinha entoou o hino anti-preconceito Fuck You que esteve no topo das paradas de todo mundo e ganhou vários clipes com mensagens de jovens gays e lésbicas entoando sua letra pró-orgulho gay.
Lady Gaga
A americana de 23 anos tornou-se a mais bem sucedida cantora do ano emplacando super sucessos como paparazzi. Bissexual assumida, credita sempre ao público gay o seu sucesso mundial, que incluiu esse ano o VMA de Artista Revelação e o prêmio de Estrela em Ascenção da Billboard.
Sean Penn
O super astro emocionou platéias do mundo todo encarnando o militante e político gay americano Harvey Milk no filme de Gus Van Sant. O papel lhe rendeu esse ano o Oscar de Melhor Ator.
Ângela Vieira
Enxutérrima aos 57 anos, a atriz global encarnou uma jornalista lesbian chic que seduz ninguém menos que Marília Gabriela na minissérie Cinquentinha, que também contou com personagem gay e foi recheada de gírias da comunidade. De quebra, Angela aproveitou para defender direitos lgbt.
Aluízio Abranches
Depois do sucesso mundial do trailer na internet, o diretor carioca estreou em novembro o mais polêmico e esperado filme de temática gay do ano. Do Começo Ao Fim conta a história de dois irmãos que se apaixonam. O ineditismo da produção está não apenas na delicadeza e cuidado como o assunto é tratado, mas no fato de apresentar a possibilidade de um incesto homossexual sem conflitos com a família e a sociedade. Mas ao mesmo tempo essa tem sido também a maior fonte de críticas ao filme.
João Gabriel Vasconcellos e Rafael Cardoso
Os protagonistas de Do Começo Ao Fim encararam o desafio de interpretar dois irmãos que se apaixonam. A interpretação da dupla no filme, que tem grande carga de sensualidade, conseguiu manter a credibilidade e seriedade e tem emocionado o público, que lota salas. De quebra o Brasil ganhou dois novos símbolos sexuais, a a comunidade gay dois novos ícones.
Claudia Wonder
A diva trans do underground paulistano foi tema do belo documentário Meu Amigo Cláudia, que está fazendo sucesso no circuito de festivais de cinema da diversidade sexual em todo mundo e venceu prêmio de público em Madri e São Paulo.
Thiago Silvestre
Mais uma vez o Mr Gay Brasil veio do Mato Grosso. Em fevereiro o assessor contábil que se assumiu poucos meses antes do concurso e mora com namorado em Cuiabá, representará o Brasil na final do Mr Gay Mundo em Oslo.
Pastores Marcos Gladstone e Fabio Souza
O casal que fundou a Igreja Cristã Contemporânea, denominação evangélica direcionada a fiéis homossexuais, está junto desde 2006 e decidiu formalizar a relação em cerimônia religiosa em novembro passado, com grande repercussão.
Mary Glasspool
A reverenda tornou-se a primeira lésbica assumida a ser eleita como bispa na Igreja Anglicana dos EUA, chefiando a congregação de Baltimore e levantando reações furiosas de setores mais conservadores que falam até em cisma.
Vôlei Gay
Sem grande alarde foi realizado nas cidades de São Paulo e Santo André a segunda edição do Campeonato Mundial de Vôlei Gay, vencido pela equipe Sâo Paulo OutGames. Foi o primeiro evento esportivo internacional lgbt do país, que busca ser a referência esportiva da próxima década com a Copa e Olimpíadas. O responsável pela organização foi o Comitê Desportivo LGBT Brasileiro.
Tom Ford
O multi talentoso estilista da Gucci e sua própria grife estreou como diretor de cinema com pé direito. Seu filme A Single Man estreou no Festival de Veneza, foi muitíssimo bem recebido pela crítica e levou prêmio de melhor ator para o protagonista Colin Firth. O bonitão Ford é casado há 20 anos com o ex-editor da Vogue Hommes Richard Burkley.
Carlos Tufvesson
O estilista carioca usou sua imensa força na mídia para dar visibilidade aos direitos de gays, lésbicas e trans, sobretudo à união civil. Ao lado de seu parceiro André Piva emplacaram histórica capa n´O Globo dando chamada a personagens gays cariocas. Esse ano também passou a assinar coluna no jornal O Dia para falar sobre militância lgbt.
Marc Jacobs e Lorenzo Martoni
Depois de oficializarem o casamento na França no ano passado, o super estilista americano e o publicitário brasileiro vieram ao Brasil para festejarem com o Jet set local sua união em grande estilo, colocando um casal gay em destaque em todas as colunas sociais do país.
(Fonte: Mix Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário