domingo, 4 de julho de 2010

Dilma Rousseff diz ser favorável à união civil homossexual, mas pisa em ovos como Marina Silva e Serra

Candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff afirmou ser favorável à união civil entre pessoas do mesmo sexo. A declaração foi dada ontem, 28, no programa Roda Vida, da TV Cultura.

A pergunta foi feita por um telespectador via internet, mas foi feita também aos candidatos Marina Silva (PV-AC) e José Serra (PMDB-SP) quando passaram pelo programa. Sempre atrelada no mesmo pacote dos “assuntos polêmicos”, como o aborto, desta vez não foi diferente. A pergunta foi feita de uma só vez.

Os discursos dos presidenciáveis são praticamente iguais. Todos pisam em ovos e tocam na questão religiosa, mostrando que o Estado brasileiro não é tão laico como dizem. Foi assim com Serra, Marina e também com Dilma, que foi enfática quanto à pergunta do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

“Eu sou a favor da união civil”, disse, para logo após falar na relação do casamento no viés religioso. “Acho que a questão do casamento é uma questão religiosa”, afirmou. Dilma salientou que o Estado e os indivíduos não ditam o que as religiões devem fazer.

De forma civil – “Eu, como indivíduo, jamais me posicionaria a respeito do que uma religião deve ou não deve fazer. Se é uma questão da religião a gente tem que respeitar o que a religião considera. Agora, os direitos civis básicos, como a herança e o direito de receber aposentadoria do parceiro ou da parceira, eu acho que são direitos civis. Esses têm que ser reconhecidos de forma civil”, disse. Quando ao aborto, disse ser contrária à mudança na legislação vigente no Brasil, mas defendeu que mulheres pobres têm direito de fazerem aborto na rede pública de saúde, pois mulheres ricas fazem em clínicas particulares.
(Fonte: Mundo Mais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário